Essa quarentena esta rendendo muito. Resolvi pesquisar como fazer velas aromáticas e reaproveitar os potinhos de vidro que tenho em casa.
Vou dividir aqui com vocês como eu fiz e umas dicas extras no final porque cometi um erro na escolha da espessura do pavio e isso fez com que a chama ficassem baixas.
Quanto de cera ou parafina? Use duas medidas de cera para cada potinho. Fiz essa proporção e deu bem certinho.
Quanto de essência: Use de 2 a 10% ou seja, para cada 1k de cera de 20 até 100ml.
Como fazer velas aromáticas
Materiais:
- Cera ou parafina granulada (eu escolhi cera de soja pela queima mais limpa e lenta);
- Pavio com base de metal;
- Essência para velas (lipossolúveis);
- Palitos de churrasco e durex;
- Potes de vidro;
- Panela para derreter a cera;
- Papelão para proteger a mesa ou bancada que estiver usando;
- Opcional: giz de cera para colorir a vela;
Como fazer:
Prepare os palitos de churrasco quebrando ao meio e prendendo em uma das pontas com durex ou fita crepe. É para criar um "hashi" que vai segurar o pavio.
A quantidade de cera vai depender de quantos potinhos você vai usar. Para cada pote/vidrinho/recipiente você vai usar 2 medidas da cera granulada ou ralada. Faça um pouquinho mais para garantir, se sobrar poderá fazer uma mini vela.
ATENÇÃO
Não saia de perto da cera durante o processo de derretimento. Se estiver usando parafina que é inflamável, derreta em banho-maria e fique de olho.
Leve ao fogo baixo (60 a 80ºC) para derreter, as vezes você deve mexer de leve com uma colher de silicone ou um palito de churrascos, para ajudar no processo (mas não fique mexendo o tempo todo, deixe derreter lentamente). Derreta por completo.
Se for colorir: esta é a hora, quebre um giz e coloque dentro mexendo para ele derreter.
Depois de bem derretida, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco (abaixo de 60ºC) e acrescente a essência de preferência, mexendo para não embolar (a cera esta quente e a essência esta fria). Se for fazer dois tipo, faça um de cada vez.
Molhe a base do pavio na cera derretida, prenda no fundo de cada potinho que for usar. Tente deixar o mais centralizado e reto possível e prenda com o palito.
Despeje com cuidado a cera derretida já perfumada em cada um dos potinhos. Procure cuidar para não mexer o pavio do lugar e deixe secar por 4 a 6 horas.
Depois de seco, corte o pavio (não jogue fora, dá para usar em velas menores).
Dicas extras:
Bem, como foi a primeira vez eu cometi uns errinhos que você pode evitar.
- Use para derreter uma chaleira ou caneca que tenha pelo menos um "bico" vai facilitar na hora de despejar a cera;
- Estique bem o pavio antes de prende-lo, ele se mexe bastante na hora de despejar a cera e sai do lugar e isso vai fazer que, quando queimar vai deixar um buraco feio na vela.
- Opte por potes de boca mais larga, que não afunilam. Estes também deixam buracos depois;
- Para potes maiores (mais largos) use pavio grosso ou mais de um pavio, para queimar por completo;
- Dá para refazer. Ou seja, se queimou só parte, aqueça o vidro com secador de cabelo, retire as sobras de vela e recomece.
- Veja este vídeo do Peter Paiva sobre velas.
Agora você já sabe como fazer velas aromáticas, mão na massa (ou na cera) e vai testando. Ah, dá para misturar duas essências juntas, uma mais leve e outra mais floral por exemplo.
Postar um comentário