Instalado em um edifício histórico no bairro de Kurfürstendamm, em Berlim, a arquiteta Maria Murawsky da MM Architecture ficou encarregada de criar um espaço de escritório adequado para uma jovem e criativa equipe de profissionais.
Com móveis modernistas, objetos requintados e detalhes minimalistas os 300 metros quadrados de interiores clássicos foram combinando uma paleta bem neutra e clássica e a uma seleção de móveis espetacular.
De forma equilibrada a arquiteta criou um espaço de escritório com arquitetura clássica, estilo contemporâneo, e um toque de ousadia completou seu briefing.
Exatidão e paleta de materiais disciplinados marcam o trabalho de Murawsky. Isso se torna evidente à medida que se percorre a série de salas do escritório. Couro caramelo, madeiras ricas e toques em preto nítido servem para completar a linguagem do espaço.
A sala principal de reuniões a enorme mesa redonda de mármore comporta facilmente 14 pessoas para a iluminação usou um grande lustre Roll & Hill Modo de vidro fumê que dialoga com uma série de pingentes Roll & Hll Castle nos espaços e salas adjacentes.
Os afrescos ornamentados e molduras elaboradas chamam atenção quando se entra no salão principal, onde uma dupla de poltronas do final do século XX uma mesa de centro contemporânea e um sofá minimalista criam a tensão perfeita dentro do cenário histórico.
No piso, um atemporal parquet de espinha de peixe alicerça o espaço, enquanto um carrinho de chá Jorge Zalszupin de 1959 e um par de arandelas de parede contemporâneos da Allied Maker servem equilibrar os estilos.
A decisão de utilizar móveis modernos e contemporâneos e uma paleta restrita surgiu da necessidade de imbuir os interiores clássicos e originais com um ambiente mais jovem e descontraído.
O resultado final lembra o movimento Bauhaus, obra de arte total, onde tudo, da arquitetura às maçanetas das portas, foi cuidadosamente considerado.
Na área do lounge, um bar esculpido em mármore Calacatta canelado e esse visual continua pela lareira de mármore e mesa de centro na área de estar principal e mesa de mármore branco de grandes dimensões na sala de reuniões.
O amor da arquiteta pelo design brasileiro ressurge com uma segunda peça de Jorge Zalszupin – um banco Onda dos anos 1960 com curvas sinuosas – contrastando com o mobiliário de escritório USM linear e totalmente branco.
Banheiro. Um deles é envolto em um ambiente quase semelhante a uma caverna, onde ladrilhos de mármore acinzentados fornecem um pano de fundo com textura.
Muitos achariam um espaço tão carregado de história um desafio, a paleta de cores restrita de Murawsky, a sensibilidade à textura e a montagem eclética de móveis triunfam – celebrando com sucesso o design contemporâneo moderno enquanto permite que o passado ainda encante.
Fotos: Tom Kurek
Projeto: Maria Murawsky
Postar um comentário