É muito provável que você já tenha visto boiserie (pronuncia-se boazerrí), aquelas molduras que ornamentam paredes e tetos.
A boiserie surgiu na França, entre os séculos 17 e 18, com função estrutural: revestir as estruturas da construção para garantir conforto térmico e acústico. De acordo com o arquiteto Sérgio Villiatti:
Boiserie é, hoje, um termo bem genérico. Todo ou qualquer revestimento de parede – seja ele de parede inteira ou de meia parede – pode ser classificado desta maneira.
Se originalmente era feitas em madeira, hoje temos inúmeras possibilidades dos mais diversos materiais, além de flexibilidade de formatos.
As boiseries clássicas, aquelas que formam "quadrantes" com os frisos (minhas preferidas) e as formas mais contemporâneas que podem ser retas e montar diversos formatos.
Tipos de materiais para boiserie:
Madeira: a forma mais tradicional, porém mais cara também. Você encontra filetes de madeira já com o desenho desejado em lojas de marcenaria ou pode encomendam com um carpinteiro.
Gesso: uma opção em conta e que você tem a possibilidade de fazer o estilo que desejar, inclusive a largura ou desenho. Porém, é um material que faz bastante sujeira.
Poliestireno: o material que mais esta sendo utilizado, é resistente e tem um ótimo acabamento, o preço também é acessível em comparação a madeira.
Isopor: o isopor "EPS" também passou a ser muito utilizado para produção de molduras, existem peças sem acabamento e outras onde uma camada de massa acrílica é passada por cima, deixando mais resistente e bonita. O preço é muito acessível e você encontra com facilidade no ML ou em lojas de decoração.
EVA: o e.v.a um tipo de borracha flexível virou febre de uns tempos para cá, é muito fácil de aplicar pois já vem com uma fita dupla face, o preço é bem acessível e você encontra com facilidade no ML.
Postar um comentário